9 de julho de 2025

Alunos do PRH 27.1 apresentam projeto em simpósio sobre hidrogênio geológico promovido pela Petrobras

Nos dias 17 e 18 de junho, alunos do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH 27.1), grupo exclusivo da Universidade SENAI CIMATEC, estiveram no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), no Rio de Janeiro, para o 1º Simpósio de Hidrogênio Geológico da Petrobras. O evento reuniu especialistas da academia, da indústria e representantes do setor público para discutirem o potencial do hidrogênio natural como fonte de energia estratégica. O debate se concentrou em possíveis contribuições para uma transição energética justa, com redução de emissões e diversificação da matriz energética mundial.

Como representantes do programa, os estudantes de Engenharia Química da Universidade SENAI CIMATEC, Felipe Pinto Oliveira e Michel Cardoso Natividade, sob orientação de Amanda Kasuya, apresentaram a pesquisa “Study of Natural Hydrogen Generation Mechanisms and Their Effects on Reservoir Dynamics”, no simpósio. O projeto contou ainda com o suporte da aluna Ana Júlia Sousa, e de Igor Campos, pesquisador técnico de PDI do SENAI CIMATEC, na área óleo e gás e transisção energética.

O trabalho dos graduandos em Engenharia Química buscou identificar os principais entraves relacionados à geração de hidrogênio em subsuperfície, além de mapear atuais tendências científicas sobre o tema. Para Felipe Oliveira, um dos autores à frente do projeto, a estreia no encontro foi marcante: “Fico muito feliz por poder apresentar um recorte do meu TCC em um evento internacional promovido por uma empresa tão relevante quanto a Petrobras. Saio do CENPES com conexões valiosas e aprendizados fundamentais para o avanço da minha pesquisa”, comenta.

A orientadora do estudo, Amanda Kasuya, reafirma a relevância e atualidade da pesquisa em um tema cada vez mais emergente: “Foram dias intensos, marcados por aprendizados valiosos e enriquecedoras trocas de conhecimento entre diversos pesquisadores da área”.