
Alunos de pós-graduação da Universidade SENAI CIMATEC vivenciam imersão no principal polo aeroespacial do Brasil
Cerca de 20 estudantes do curso de especialização em Engenharia Aeronáutica da Universidade SENAI CIMATEC participaram de uma imersão no Ecossistema Aeronáutico de São José dos Campos (SP), considerado o maior e mais desenvolvido polo do setor no país. A atividade ocorreu entre os dias 3 e 5 de julho, e faz parte da experiência de aprendizagem do curso, proporcionando uma vivência prática e enriquecedora junto a instituições e empresas de referência mundial na área.
Durante a programação, os alunos realizaram visitas técnicas à EMBRAER, à AKAER, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e ao Parque Tecnológico de São José dos Campos. A experiência permitiu uma visão aprofundada dos processos de inovação, desenvolvimento tecnológico e desafios enfrentados pela indústria aeronáutica nacional. “Foram momentos únicos e que irão ficar na memória de todos. Valeu muito a pena estar aqui com essas referências da aviação brasileira”, destacou o aluno Antônio Rafael, estudante da pós-graduação.
A proposta da imersão integra a abordagem inovadora do SENAI CIMATEC, que alia teoria e prática em ambientes reais de atuação profissional, como lembra a coordenadora do curso, professora Fernanda Souza. “Foi uma alegria imensa viver essa primeira imersão ao lado da turma de Especialização em Engenharia Aeronáutica. Ver o entusiasmo dos alunos, o brilho nos olhos a cada visita e perceber o quanto essa experiência agregou à formação deles me deixou profundamente feliz. Esses momentos mostram, na prática, o propósito da Universidade SENAI CIMATEC: formar profissionais e conectá-los com a indústria”, celebrou a coordenadora.
Além da Profa. Fernanda, a turma esteve acompanhada também pelo coordenador técnico Prof. Paulo Lourenção, além da líder técnica do SENAI CIMATEC Aeroespacial, Damylle Donati.