17 de setembro de 2025

Universidade SENAI CIMATEC tem conquista inédita na Maratona SBC de Programação

A Universidade SENAI CIMATEC sediou, no último sábado (13), a etapa regional da Maratona SBC de Programação, considerada a maior competição universitária de programação do Brasil. O evento reuniu mais de 100 estudantes competidores de sete instituições de ensino superior, além de professores e organizadores, movimentando cerca de 150 pessoas no campus.

O CIMATEC participou com seis equipes, totalizando 18 alunos. Pela primeira vez, a instituição alcançou o 3º lugar regional, seu melhor resultado em todas as edições da maratona. A conquista veio da equipe formada por Tiago Gosta, Bernardo Resende e Horácio Magalhães, com orientação do técnico Márcio Soussa.

No 9º semestre de Engenharia da Computação, o estudante Horácio Magalhães, que já participou de outras competições na área, destacou a relevância da conquista. “Essa foi uma experiência incrível e muito significativa para mim. Desde o início da graduação, tenho me dedicado a fortalecer a cultura das maratonas de programação no SENAI CIMATEC, e conquistar um lugar no top 3 representa um marco importante nessa trajetória”, disse.

Para Horácio, o resultado mostra que eles estão no caminho certo para chegar à classificação para a final nacional. “Mesmo que eu não esteja competindo diretamente, saber que tive a iniciativa de incentivar e consolidar essa cultura me motiva, pois tenho certeza de que ela continuará a gerar frutos no futuro”.

O professor Sanval Ebert, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade SENAI CIMATEC, destaca que “mais do que competição, o evento proporcionou uma experiência transformadora, desafiando os estudantes a resolver problemas complexos de programação em um ambiente colaborativo. A iniciativa reforça o protagonismo do CIMATEC na formação de talentos em tecnologia e inovação”.

A atividade foi realizada em três laboratórios devidamente preparados para a maratona, que também contou com o apoio do professor José Aragão e de estudantes dos cursos de Computação, que atuaram no suporte e supervisão da competição.

O técnico da equipe e professor do CIMATEC, Márcio Soussa, também destacou a importância da conquista. “Sediar a maior competição de programação do país foi um grande desafio e, também, uma alegria imensa. Temos feito um trabalho contínuo de preparação e, neste ano, alcançamos pela primeira vez o top 3, competindo com instituições muito fortes e mais experientes nesse tipo de competição. Mais do que o resultado, a maratona é uma oportunidade valiosa de aprendizado, que fortalece as competências em programação e algoritmos dos nossos alunos”.