11 de julho de 2025

Formando em Engenharia da Computação pela Universidade SENAI CIMATEC é aceito em doutorado internacional

De um tímido interesse por robótica e computadores, surgiu o sonho crescente de debruçar-se em pesquisas na área de realidade virtual. Assim resume-se a trajetória fora da curva do formando em Engenharia da Computação da Universidade SENAI CIMATEC, Rafael Miguez, que acaba de ser aceito no Doutorado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. “Tinha muitas dúvidas sobre o caminho que iria seguir. Ouvi histórias sobre ‘o curso do futuro’, e que a Universidade SENAI CIMATEC era referência em Engenharia da Computação. Mesmo naquela época, a graduação já tinha muito renome e foi o que me trouxe até aqui”, conta o aluno.

Com uma jornada marcada pela participação ativa em iniciativas estudantis, Miguez foi integrante da Robotics and Automation Society (RAS) – capítulo do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) –, do Clube de Programação, da Falcons e bolsista do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Incite Indústria 4.0), sob orientação da Profa. Dra. Ingrid Winkler. Enquanto bolsista, ele foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). “Em todo o meu percurso na universidade, o nível de comprometimento dos professores foi sempre excepcional. Quando começava uma nova disciplina, eu tinha certeza de que terminaria com uma visão mais ampla sobre o mundo. No Laboratório, o apoio da minha orientadora, Ingrid Winkler, foi indispensável, assim como o suporte da Fapesb e da SECTI”, afirma o estudante.

Hoje, Miguez desenvolve um projeto de pesquisa com foco em realidade virtual para a indústria. O Doutorado em Engenharia Industrial, coorientado pelos professores Duarte Diniz, Rui Nobrega – ambos da Universidade Nova de Lisboa – e Ingrid Winkler, dará continuidade ao estudo em “Immersive Automotive UX in VR”, que analisa insights, atenção e presença no ambiente imersivo. “Estou ansioso. Sei que o começo vai ser desafiador, mas será uma grande fase da minha vida”, acrescenta.

O coordenador do curso de Engenharia da Computação da Universidade SENAI CIMATEC, Prof. Me. Sanval Ebert, celebra o sucesso do formando: “A trajetória de Rafael Miguez é uma grande alegria para todos nós. Estamos muito orgulhosos de termos feito parte dessa história. No entanto, é o protagonismo estudantil que transforma oportunidades em conquistas concretas e inspira futuras gerações”.

O Incite Indústria 4.0 está mapeando os próximos estudantes dos laboratórios que participarão de intercâmbios entre a Universidade SENAI CIMATEC e a Universidade Nova de Lisboa, com o objetivo de estreitar a relação entre as instituições.