
Pesquisadora e vice-reitora da Universidade SENAI CIMATEC toma posse na Academia de Ciências da Bahia
Josiane Dantas é engenheira de materiais, com pesquisas em nanotecnologia e manufatura aditiva na engenharia de tecidos
A pesquisadora e vice-reitora da Universidade SENAI CIMATEC, prof.ª Dra. Josiane Dantas, tomou posse na última quarta-feira, 17, como membro titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB), na categoria Ciências Extas, Agrárias e da Terra e Engenharias. Além da cientista, mais sete membros titulares e dois correspondentes receberam os seus diplomas. O evento aconteceu no SENAI CIMATEC durante as comemorações pelos 15 anos de fundação da Academia, que se consolidou como referência no estímulo à ciência, inovação e pensamento crítico na Bahia.
“Ingressar na Academia de Ciências da Bahia é um motivo de grande orgulho. Para nós, jovens pesquisadores que agora passamos a integrá-la, além do reconhecimento de nossos pares, temos a oportunidade de aprender. Seguimos sempre comprometidos em levar a ciência da Bahia a um patamar cada vez mais significativo em termos de excelência”.
A nomeação de Dantas sucede um largo histórico de projetos de pesquisa na área de ciência dos materiais, e na área de biomateriais e engenharia de tecidos. O trabalho da pesquisadora produziu conexões entre o setor de materiais e das tecnologias da saúde, promovendo a aplicação de novos produtos nesse segmento.
Sobre a pesquisadora
Josiane Dantas é paraibana, engenheira de materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFGC) e pós-doutora em Nanotecnologia e Materiais Bio-inspirados pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Ao longo da sua carreira acadêmica sua pesquisa é voltada para a área de novos materiais associada à nanotecnologia e utilização de manufatura aditiva na engenharia de tecidos.
Sobre a Academia de Ciências da Bahia
A Academia de Ciências da Bahia é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, situada em Salvador (BA). Sua finalidade é contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fatores essenciais ao bem-estar social no Brasil, fomentando a integração entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia.
Crédito da foto – Academia de Ciências da Bahia (ACB).