
Startup Alimentaê é aprovada para evento em Harvard
A startup baiana Alimentaê, formada por cinco alunos da Universidade SENAI CIMATEC e uma aluna da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi selecionada para apresentar seu projeto na Universidade de Harvard, durante o Food 4 Thought, no mês de abril.
A equipe desenvolveu um equipamento inovador para reduzir o desperdício de alimentos nas centrais de abastecimento, melhorando o armazenamento e transporte de frutas. Do CIMATEC, participam os estudantes Amanda Lins, do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Gustavo Oliveira Ramos Cruz, de Engenharia da Computação; e Felipe Pinto Oliveira, Ana Júlia Sousa e Maria Júlia Oliveira . Já a estudante Ana Luiza Figuerêdo, é estudante de Engenharia Química na UFBA.
Para o estudante e presidente da Startup, Felipe Oliveira, esse é um importante passo para a startup criada há pouco mais de um ano. “Estamos muito felizes com essa possibilidade de mostrar o compromisso que a Alimentaê tem com a inovação e sustentabilidade, podendo levar uma solução brasileira para um dos mais prestigiados palcos de tecnologia e empreendedorismo do mundo”, destacou o presidente.
A Alimentaê foi criada dentro do programa Aluno Empreendedor do CIMATEC Startups, e já conquistou reconhecimento em eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Startup Nordeste Bahia e E-agro 2024, além da participação internacional no Startup Concept. “A corrida agora é para conseguir enviar algumas pessoas da equipe para representar a startup em Harvard. Estamos todos unindo esforços para levar o nome da Bahia mundo afora”, revela Amanda Lins, vice-presidente da Alimentaê.